DUBLIN: PUBS, CULINÁRIA IRLANDESA E CERVEJA


Charmosa e com uma vida noturna vibrante, Dublin, a capital da Irlanda, é o local ideal para tomar uma cervejinha num pub. São dezenas espalhados pela cidade, todos decorados com flores coloridas e bandeiras nas janelas - muito pitorescos e lindos!

Você pode escolher entre um pub histórico, como o 'The Brazen Head' (na Bridge Street Lower, 20), que foi aberto há cerca de 800 anos (!), ou um pub famoso por ter sido frequentado por escritores como James Joyce, como o 'Davy Byrnes' (na Duke Street 21).

Ou ainda, se estiver num espírito festivo, dar um pulinho num pub que oferece apresentação de tradicional música irlandesa ao vivo, como o 'O'Donoghue's' (na Merrion Street 15). Ou escolher um pub com uma aura 'intelectual', como o 'Doheny & Nesbitt' (Lower Baggot Street), célebre por reunir a nata dos escritores e jornalistas da cidade. Os que mais gostei foram o 'The Long Hall' (South Great George´s Street 51) e o 'The Duke' ( na Duke Street ), alegres, espaçosos e movimentados. Mas há opções para todos os gostos !

Sanduche de soda bread: uma delícia
No pub, não deixe de experimentar algum prato típico da culinária irlandesa, como um 'Dublin Stew,' espécie de ensopado de carne de carneiro com legumes, ou 'boxties', panquecas de batata com recheios variados. Ou ainda algum sanduíche feito com 'soda bread', um pão tradicional, cuja massa é meio pesada (utiliza bicarbonato de sódio), mas é delicioso.

É claro que uma das grandes atrações de uma noitada num pub é a cerveja. Dublin é a casa da Guinness, produzida na cidade desde 1799 e vendida em pelo menos 30 países ao redor do mundo. A Guinness, me explicou o Mike, meu noivo, que é inglês (mas com ascendência irlandesa, com ele sempre me lembra), é encorpada e muda de cor quando chega ao balcão, passando de uma cor meio marrom café com leite ao preto mais intenso.
Uma visita à cervejaria (em St Jame's Gate) é parada obrigatória na cidade. O moderno prédio que abriga a cervejaria atualmente foi construído no local onde se localizava a fábrica original da bebida. A parte central da construção atual, em vidro, imita o formato de um copo de cerveja. São três andares onde você conhece as diferentes etapas de fabricação da bebida.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário